terça-feira, 14 de julho de 2009

A mulher negra contra a violência e o racismo

Liliane Araújo

É comum testemunharmos diversas atribuições dirigidas às mulheres negras. São elas as principais vítimas de violência e de racismo. Esses problemas e dificuldades são enfrentados pela mulher negra com muito sacrifício. Além disso, a violência e os preconceitos contra as negras se manifestam mediante atividades cotidianas, através das músicas, das funções ocupadas no ambiente de trabalho e de outras tantas circunstâncias.

Já observei atualmente que as negras são vítimas de violência física, verbal, psicológica, em meio à convivência social no dia-a-dia. Além disso, observei também que nas telenovelas as mulheres negras são as mais escolhidas para atuarem como empregadas domésticas, marginais, pobres, etc.

Vejo que mesmo depois de tantas lutas em favor dos direitos das mulheres, muitas ocorrências de violência e racismo ainda são ouvidas e testemunhadas.

Isso significa que ainda há muito a se fazer para que as mulheres negras tenham, de fato, seus direitos garantidos e, assim, melhores oportunidades de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário